quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pq usar o escapulário?


Muitos usam o escapulário por acharem uma jóia muito bonita.Realmente é muito linda, mas existe u profundo significado por trás.Vamos conhecê-lo:

"É comum todos os católicos e não católicos falarem que queria um escapulário ou que tem um mas muitos não sabem o que realmente é, o Escapulário é um sacramental sendo uma realidade visível que nos conduz à Deus, um símbolo dele ou de outro santo.

Simboliza em um colar com a imagem de Deus ou de algum santo mostrando que está andando sempre com a presença deles, além de estar no coração essa é uma forma que todos possam ver e ainda identificar que são católicos.

Em forma de um cordão na qual contem uma pequena imagem religiosa na parte da frente usada no peito, e outra na parte de trás usada nas costas, esse cordão representa a de quem usa representando o compromisso de seguir Jesus com Maria.

O uso do escapulário a Virgem Maria nos ensina a viver abertos a Deus e à sua vontade, escutar e praticar a palavra de Deus, estar aberto a caridade e as necessidades da Igreja, orar em todo o momento, descobrir Deus presente em todas as circunstâncias. Muitos dizem que não se deve comprar um e sim deve ganhar.

Os escapulários são um “sinal de salvação”, isto é, quem o usa deve procurar viver conforme os ensinamentos de Jesus para que o escapulário seja sinal de salvação. Se uma pessoa usá-lo, mas viver no pecado, o escapulário sozinho não o salvará. Quem salva é Jesus Cristo e nossa adesão a Ele. Os escapulários são sinais dessa adesão.

Os escapulários são “uma salvaguarda nos perigos”. Quer dizer: quem o usa dignamente, com devoção, contará com a proteção de Nossa Senhora nos momentos de perigo. Entenda-se aqui os perigos físicos (perigos de acidentes, de morte, etc) e perigos espirituais (tentações, desvios da fé, etc).

Por fim, “Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”. Morrer revestido com o escapulário significa não só estar com ele fisicamente na hora da morte, mas também, morrer na graça de Deus. Esta é uma graça que Nossa Senhora promete a todos aqueles que usarem escapulários devotamente: morrerão na graça de Deus. Por isso, serão preservados do fogo eterno.

Por tudo isso, concluímos que usar os escapulários é, acima de tudo, uma graça concedida por Deus através de Nossa Senhora para a salvação. Porém, para alcançarmos todas as promessas ligadas a ele, é preciso usá-lo dignamente e não apenas como um objeto sagrado ou amuleto. Os escapulários são sinais de vida cristã, sinais de compromisso com Deus e com Nossa Senhora."



5 comentários:

  1. Gente, que bacana encontrar o blog do JUSA... fiquei super feliz de saber que ele se mantém firme e forte com vocês!!!
    Sou da turma que fundou o grupo, em novembro de 96 (nossa, faz muito tempo) junto com o Andrézinho, o Heitor, o Junior, o Valentin, o Luciano e a Andréia... e aos poucos ele foi aumentando e se tornando o que é hoje. Eu saí de Cachoeira em 98, vim embora pra POA pra trabalhar, mas sinto muita saudade dos tempos de JUSA... dos encontros, dos retiros, das vigílias, do preparo das missas musicais, tempo bom!!!
    Gostei de ver que o logo que criamos não foi modificado com o tempo, e a saudade aumentou ainda mais... e que tem até bandeira que acompanha vocês nos encontros.
    E já que não posso ir até os encontros, vou acompanhar por aqui os acontecimentos...

    Um grande abraço,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Meu escapulario deo nó sozinho o que siguinifica isso??

    ResponderExcluir
  3. Meu escapulario deu um nó sozinho e depois arrebentou o do meu namorado tambem aconteceu a mesma coisa o que isso significa??

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi dizer que quando o escapulário da um nó sozinho, é que vc foi livrado da morte. Fica a critério de sua devoção e fé, acreditar ou não.

    ResponderExcluir